SOBRE O ESCRITOR
Virgílio Costa
Pesquisador Titular de História na Fundação Casa de Rui Barbosa
Poeta e escritor
VIRGÍLIO COSTA
virgiliocosta.bocadanoite@gmail.com
Tel.: 99643-2957
Av. Ataulfo de Paiva, 50/B-2/203 – 22.440-033 – Rio de Janeiro
(Nascido no Rio de Janeiro, em 1951, filho de Odylo Costa, filho, e de Nazareth Costa.)
Pesquisador Titular de História na Fundação Casa de Rui Barbosa
- Títulos:
Ph.D. em Artes e Humanidades (PhD., Doctor of Philosophy, Arts and Humanities), New York University, 1995. Orientador Acadêmico: Marshall Berman (CUNY). Doutor em História Social, conforme reconhecimento Institudo Filosofia e Ciências Sociais IFCS/UFRJ, 1997.
Mestre em Pintura (M.A.- Master of Arts, Painting – Studio Art ), New York University, 1983.
Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1981. Jornalista Profissional (registro Ministério do trabalho)
Bacharel em Teoria da Comunicação/Editoração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1973.
2.Livros Publicados:
O Desterrado, Rio de Janeiro: Editora Mapa Lab, 2025.
Os Antigos Parapeitos, Rio de Janeiro: Editora Mapa Lab, 2025.
Crônicas de Odylo Costa, filho, organização e Introdução. São Paulo: Global Editora, 2015
Prosa de Ficção Completa de Odylo Costa, filho, organização e Introdução. Coleção Afrânio Peixoto. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2014
Volta a Ítaca, prefácio de Alexei Bueno, Rio de Janeiro: Boca da Noite / Editora Lacre, 2013.
Poesia Completa de Odylo Costa, filho, organização e introdução, Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2010.
Teatro Completo de Francisco Pereira da Silva, organização e introdução. 3 vols. Rio de Janeiro: Funarte, 2010.
Apresentação de Afonso Arinos, (biografia de Afonso Arinos de Melo Franco, acrescentada de fotobiografia, fortuna crítica, e antologia), Edições do Senado Federal nº 124, Brasília: Senado Federal, 2009. 752 p.
O Mangue. Imagem de Libertinagem e Pobreza no Rio de Janeiro Modernista (1920-1930) ou Os Horizontes do Modernismo, Papéis Avulsos nº 35, Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2000.
A Voice from the Outside:Themes and Features of Identity in the History of Brazilian Culture: (Painting and Poetry, 1500-1950). Ph.D. dissertation, Arts and Humanities Program, Department of Art and Art Professions, School of Education, New York: New York University, 1995. Orientador acadêmico: Prof. Marshall Berman
Baudelaire e Mallarmé traduzidos por Dante Milano, organização e introdução. Editora Boca da Noite, Rio de Janeiro, 1989.
Cartas de Crianças ao Presidente da República, Brasília: Presidência da República, 1985.
34 Poems. Co-autor e organizador, antologia de poemas da oficina de poesia de Galway Kinnell, New York: New York University, 1982.
Dante Milano: Poesia e Prosa, organização e introdução, Rio de Janeiro: Editora da UERJ/ Civilização Brasileira, 1979.
Poemas Vindos do Recife, poesia, Rio de Janeiro: Editora Nuvem Brasileira, 1978.
A Roseira e o Mato, poesia, Rio de Janeiro: Editora Artenova, Rio, 1976.
Joaquim Nabuco. biografia histórica, São Paulo: Editora Três, 1974 (2ª. Ed. 2001).
Duque de Caxias. biografia histórica, São Paulo: Editora Três, 1973 (2ª. Ed. 2001).
- Trabalhos, Cargos e Empregos
- Administração Cultural e Documentação:
2007/2008 – Conselheiro, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.
1985/1990 – Assessor para Assuntos Culturais do Presidente da República.
1989/1990 – Secretário-Executivo da Comissão Constitucional do Centenário da República e Bicentenário da Inconfidência Mineira.
1988/1990 – Secretário-Executivo da Comissão Presidencial do Conjunto Cultural da Capital da República, Presidência da República.
1987/1990 – Coordenador da Comissão Presidencial para os Acervos Privados dos Presidentes da República, Presidência da República.
1980 – Assessor do Secretário de Assuntos Culturais (Marcio Tavares d’Amaral), SEAC/MEC.
1980 – Editor, jornal cultural O Engenho e Arte, Secretaria de Assuntos Culturais do MEC.
- Literatura:
Oficinas de Poesia:
Participação: Galway Kinnell (Premio Pulitzer de Poesia), Oficina de Técnica de Poesia, NYU, 1981; Galway Kinnell, Oficina de Criação Poética, NYU, 1982; Joseph Bródsky (Prêmio Nobel de Literatura), Oficina de Técnica de Poesia, NYU, 1983; Richard Howard, Oficina de Técnica de Poesia (baseada na obra de Elizabeth Bishop), NYU, 1984.
Orientação: Oficina de Criação e Técnica de Poesia (participantes: poetas Jon Wool, Althea Farrell, Laura Giannini, Luiz Cabalquinto, William Allen, entre outros), em Nova Iorque, 1985.
1983 – Representante brasileiro, Latin-American Poetry Festival, International Poetry Association, Hunter College, Nova Iorque.
1979 – Representante brasileiro, Biennale Internationale de Poésie, Knokke-Heist, Bélgica.
- História e Universidades:
Ensino:
Introdução à História da Cultura Ocidental (História, Pintura, Poesia, Música), Curso, Faculdade CAL de Teatro.
Introdução à História da Cultura Ocidental, Curso, Museu da República, 1999.
História da Arte (Neo-Clacissismo; Romantismo/Realismo/Simbolismo; Modernismo no Brasil; Expressionismo-Abstrato; Pop Art), Universidade Santa Úrsula, abril-maio, 1997.
História da Arte Européia (Rembrandt; Vermeer; Giorgione/Ticiano; Rubens), Museu da República, 1996.
Bolsas:
Bolsa de Incentivo a Pesquisa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, 1996-1998.
Bolsa de Doutorado no Exterior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, 1991-1995.
Papers, Artigos de Trabalho, Cursos, Mesas-Redondas, Palestras, etc.
Mesa-Redonda (organizador) – Centenário de Odylo Costa, filho, Casa de Rui Barbosa, 2016
Mesa-Redonda (participante) – Centenário de Odylo Costa, filho, Academia Brasileira de Letras, 2013
Joaquim Nabuco: Visão de um Abolicionista, O Globo, Prosa e Verso, 1/1/2000.
Centenário de Dante Milano; Mesa-redonda com Ivan Junqueira, Alexei Bueno, Fernando Py; organização; Casa de Rui Barbosa; ago 1999.
O Diário de Getúlio Vargas (Volume I: 1930-1936), artigo, Luso-Brazilian Review, Vol.35, N.2, Winter 1998, University of Wisconsin-Madison, pgs.134-139
A História do Livro no Brasil e no Mundo, textos e consultoria para a exposição O Cordel e a Arte dos Livros, Estação Júlio Prestes, São Paulo, nov 1997.
Di e o Mangue, artigo, O Globo, out 1997.
Mercado de Trabalho para o Historiador Cultural, Mesa-Redonda com José Murilo de Carvalho, IFCS/UFRJ, set 1997.
Ulysses: Les Autres dans les Narratives de Voyage de l’Antiquité, workshop com historiador cultural François Hartog, IFCS/UFRJ, out 1997.
O Teatro Brasileiro Contemporâneo e Francisco Pereira da Silva, ciclo A História do Teatro, mesa-redonda com Francisco Iglésias, Sociedade Brasileira de Autores Teatrais-SBAT, jul 1997.
Uma Voz de Lá de Fora, reunião da Associação Nacional dos Pesquisadores de artes Plásticas-ANPAP, ECA/USP, 1996.
Tiradentes e Joana d’Arc, I Reunião da BRASA, Atlanta, EUA, 1994.
Cargos de Ensino, de Pesquisa e Universitários
História da Arte (Neo-Clacissismo; Romantismo/Realismo/Simbolismo; Modernismo no Brasil), aulas, Universidade Santa Úrsula, set-out, 1997.
1994 – Membro-fundador da Brazilian Studies Association – BRASA, Estados Unidos.
1994 – Assistente, Prof. David Ecker, curso Cultural Diversity in New York, doutorado, Departamento of Art and Art Professions, New York University.
1989- Poesia em Debate, Galway Kinnell e outros, Programa Interdisciplinar de Pesquisa Humanística – IDEA, UFRJ.
1980/2000 – Membro, Comitê Científico, Programa Interdisciplinar de Pesquisa Humanística – IDEA, UFRJ.
1980 – Professor, Teoria da Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1979/1980 – Diretor, Departamento Cultural, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1975/1977 – Coordenador do Projeto de Centralização das Bibliotecas do Centro de Ciências da Saúde, FINEP/UFRJ.
1974/1976 – Assessor do Decano do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Carlos Chagas Filho, UFRJ.
- Arte (Pintura):
1999 – Ilustrações, A Casa do Alaúde, livro de poemas de Myrna Herzog, , Boca da Noite, RJ.
1990 – Exposição individual, pinturas grande formato, Embaixada do Brasil, Lisboa, Portugal.
1989 – Exposição individual, pinturas grande formato, Galeria Portinari, Palazzo Dória Pamphili, Roma, Itália.
1988 – Exposição individual, pinturas grande formato, Galeria Cândido Mendes, Rio de Janeiro.
1986 – Exposição individual, desenhos grande formato, Galeria Paulo Figueiredo, Brasília.
1985 – Exposição individual, pinturas, As Lavadeiras, Galeria Investiarte, Rio de Janeiro.
1985 – Exposição coletiva, Summersault, Inroad Gallery, Nova Iorque.
1985 – Exposição coletiva, Rio Narciso, Parque Lage, Rio de Janeiro.
1984 – Exposição coletiva, Different Accents, Broadway Space, Nova Iorque.
1984 – Exposição coletiva, Fashion Moda Gallery, Nova Iorque.
1984 – Exposição coletiva, Querini-Stampaglia, Veneza, Itália.
1984 – Exposição individual, pinturas, Night and Day, Washington Square Gallery, Nova Iorque.
1984/1985 – Aprendiz do pintor, gravador e escultor Sandro Chia, Nova Iorque.
1983 – Exposição individual, pinturas e desenhos, Washington Square Gallery, Nova Iorque.
1980 – Ilustrações, Entre Barro e Nuvem, livro de poemas Marcio Tavares d’Amaral, Editora Tempo Brasileiro, RJ.
1972 – Direção de Arte, filme A Faca e o Rio, produção brasileiro-holandêsa (rodado nos vales do Amazonas e do Parnaíba); arquivado na Cinemateca de Amsterdã, Holanda.
1968/1972 (períodos diversos) – Início de aprendizado de com Djanira (pintura), Marília Rodrigues (gravura em metal) e outros.
- Jornalismo:
1977/1978 – Correspondente no Rio do Correio Braziliense, de Brasília, para assuntos culturais.
1978/1985 – Editor, Revista Pestalozzi.
1971 – Repórter policial de O Globo.
- Viagens de Estudos
1984 – Curso de história da arte, coordenado pela Universidade de Nova Iorque, com residência em Veneza, Itália.
1992 (ago-dez) – Curso itinerante de História da Cultura Européia e suas raízes (História, Literatura, História da Arte), com professores e alunos da Eastern Michigan University (Europa Ocidental, Europa Oriental, Oriente Médio).
- Educação; Línguas:
Escolas:
1967/1969 – Colégio André Maurois, Rio de Janeiro; 1965/1967 – Lycée Français Charles Lepierre, Lisboa; 1962/1965 – Colégio de S. Bento, Rio de Janeiro; 1958/1962 – Escola Pública Sta. Catarina, Sta. Teresa, Rio de Janeiro.
Línguas: Francês (fluente); Inglês (fluente); Espanhol e Italiano (leitura).